quarta-feira, 13 de agosto de 2008


San Diego — O lema do presidente eleito do RI, Dong Kurn Lee, para 2008-09 lança ao Rotary o grande desafio de reduzir a mortalidade infantil, disse o presidente atual, Wilfrid Wilkinson, aos governadores entrantes durante a assembléia internacional. Mas, se todos trabalharem pelas ênfases definidas por Lee — recursos hídricos, saúde e provisão de alimentos, e alfabetização —, será possível não apenas enfrentá-lo, como vencê-lo.
Wilkinson disse aos governadores eleitos que a falta de água potável no mundo contribui para que pelo menos 6.000 crianças com menos de cinco anos morram todos os dias. É por esta razão que a primeira ênfase para 2008-09 irá incentivar clubes a criar projetos voltados para recursos hídricos e saneamento.
“Todo Rotary Club deve ter orgulho dos trabalhos que realiza nesse campo, e todos os clubes devem se envolver", afirmou Wilkinson.
A saúde e a provisão de alimentos são a segunda ênfase do próximo ano rotário. O atual presidente citou dados alarmantes sobre a mortalidade infantil causada por doenças há muito sob controle, como infecções respiratórias agudas, problemas gastrointestinais e malária. "O conhecimento é a melhor forma de prevenção", ele disse.
“Precisamos saber as causas da mortalidade infantil se quisermos acabar com ela", disse Wilkinson.
A terceira ênfase para o próximo ano é a alfabetização. “Muitos dos problemas que afetam as crianças podem ser evitados com o acesso à educação", disse o presidente. "O Rotary pode e deve oferecer a elas esta dádiva."
Wilkinson indicou à platéia que: "A redução da mortalidade infantil é tarefa monumental. No Rotary, falamos muito sobre atingir o equilíbrio entre ambição e realismo, razão e emoção, grandes projetos e pequenos projetos. O lema do presidente Lee, Realizemos os Sonhos , e suas ênfases para 2008-09, são o melhor exemplo disso.”

Sem comentários: