terça-feira, 12 de agosto de 2008

RIBI


Em maio de 1914, Rotary Clubs da Grã-Bretanha e da Irlanda reunidos em Londres concordaram em formar a Associação Britânica de Rotary Clubs. A organização, que viria a ter estatutos próprios, elegeu R.W. Pentland como seu primeiro presidente. No mês seguinte, durante a convenção rotária em Houston, a Associação Internacional de Rotary Clubs reconheceu a legitimidade do grupo britânico, e os clubes da região concordaram em se afiliar e pagar quotas à organização internacional.
O então presidente do RI, Russell F. Greiner, afirmou em seu discurso: “Como não conhecíamos bem as condições da Grã-Bretanha e Irlanda, fui favorável à criação dessa associação de clubes. O resultado foi uma maior união entre os rotarianos do Reino Unido”.
Mesmo com as condições extremamente limitadas de comunicação entre os clubes durante a Primeira Guerra Mundial, o grupo conseguiu manter clubes da Inglaterra, Irlanda e alguns países europeus em contato. Em 1921, já havia mais de 50 clubes ativos na região.
A convenção de 1922 em Los Angeles trouxe ainda mais novidades. A Associação Internacional de Rotary Clubs trocou seu nome para Rotary International, e aprovou-se o princípio pelo qual os países que contassem com mais de 25 clubes se tornariam unidades territoriais, e teriam representação no conselho diretor do RI. Na ocasião, a Grã-Bretanha solicitou e recebeu status de unidade territorial sob a alcunha de Rotary International – Association for Great Britain and Ireland (RIBI).
Nenhum outro grupo havia solicitado ou recebido tal autonomia quando o conceito de unidade territorial foi abolido em 1927. No entanto, os direitos do RIBI foram protegidos e a organização continua a funcionar até hoje como unidade independente do Rotary International, sujeita a certas condições estabelecidas nos estatutos do RI.

Sem comentários: