terça-feira, 12 de agosto de 2008

Rotários da Coreia ajudam projecto ecológico na Mangólia


Há cinco anos, rotarianos da Coréia vêm buscando criar um pequeno oásis em uma das regiões mais áridas do planeta. Preocupados com as tempestades de areia provenientes do deserto de Gobi, na Mongólia, rotarianos de 16 distritos coreanos lançaram projeto para a plantação de reserva florestal que barrasse os ventos e ajudasse a reduzir os danos ambientais por eles causados.
O projeto, chamado "Keep Mongolia Green", foi recentemente impulsionado por Subsídio Equivalente da Fundação Rotária no valor de US$350.000. Este montante será empregado na última fase da iniciativa, em que rotarianos dos dois países unirão esforços com residentes da região para plantar 52.000 mudas em Choir, na província de Govisumber. O projeto contou também com o apoio e a participação de Rotary Clubs e agências governamentais estaduais e federais da Mongólia.
Outro projeto organizado pelos rotarianos da Coréia é um parque ecológico que irá demonstrar o uso de energias renováveis, formas de reciclagem de lixo e reutilização de terras exploradas pela mineração. O parque contará também com pomares, hortas, estufa e centros de pesquisa biológica que servirão a cinco províncias mongóis.
Desde a incepção do "Keep Mongolia Green" como Projeto Multidistrital do Centenário, em 2005, rotarianos e rotaractianos da Coréia já semearam 220.000 árvores e ajudaram a cobrir o custo de US$1,03 milhão do projeto.Adaptado de matéria publicada recentemente na The Rotary Korea, a revista regional oficial dos distritos da Coréia.

Sem comentários: