terça-feira, 12 de agosto de 2008

Rotária da Costa do Marfim é homenageada pela dedicação à erradicação da pólio


A International Catholic Child Bureau homenageou Marie-Irène Richmond-Ahoua, rotariana da Costa do Marfim, pelo magnífico trabalho de proteger as crianças de seu país contra a poliomielite.
Sócia do Rotary Club de Abidjan-Bietry desde 1991, Marie-Irène e outras 19 pessoas que contribuíram ao bem-estar das crianças fizeram jus à honraria anual outorgada por referida ONG.
Mais de 25 rotarianos dos clubes de Abidjan, junto com três presidentes de Rotaract Clubs, compareceram à cerimônia de 23 de novembro na sede do Conselho Econômico e Social em Abidjan.
Marie-Irène tem sido uma incansável defensora da erradicação da pólio em sua região. Desde 1997, tem prestado serviços voluntários em Dias Nacionais de Imunização. Por nove anos presidiu a comissão Pólio Plus da Costa do Marfim, além de ter sido presidente da campanha de captação de recursos para erradicação da pólio do Distrito 9100.
“É um grande privilégio receber essa homenagem e aproveito para mencionar a importância de todos os rotarianos dedicados à luta contra a pólio”, disse ela, que já foi homenageada outras cinco vezes por seu país graças ao excelente trabalho que tem prestado como voluntária. “Confesso que todos essas honrarias são uma fonte de inspiração para continuar trabalhando, ainda com mais afinco, para as causas rotárias.”
Marie-Irène foi a primeira mulher a ser presidente de Rotary Club no oeste do continente africano, em 1994. Além de seu trabalho em erradicação da pólio, ela é ativa em vários projetos comunitários, como na área de recursos hídricos e programas de alfabetização para mulheres. A título de ilustração, na Costa do Marfim dois terços da população feminina não sabem ler, escrever nem fazer simples cálculos matemáticos.
“Há muito a ser feito em prol da humanidade. Por ser mulher, africana e mãe, sei muito bem as conseqüências nefastas da pobreza. Mas também sei o que significa viver com dignidade. Jamais devemos esmorecer perante a tarefa de eliminar o vírus da pólio de uma vez por todas.”

Sem comentários: