quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Encontro sobre recursos hídricos mata a sede de informações


Todos os dias, 5.000 pessoas morrem por não terem acesso a água potável. Durante o encontro sobre recursos hídricos realizado na última quinta-feira, porém, a mensagem foi clara: essas mortes podem ser evitadas.
“O momento é extremamente oportuno”, disse o ex-governador Ron Denham, presidente do Grupo Rotarianos em Ação pelos Recursos Hídricos e Saneamento, que organizou o evento. “Precisamos começar a agir de modo diferente.”
A conferência durou um dia inteiro e enfocou o auto-sustento dos projetos e das comunidades. Os cerca de 200 participantes ouviram palestras de representantes do Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Water for People, da Usaid e da PepsiCo Foundation.
A ex-governadora Carolyn Crowley-Meub, que liderou a organização do encontro, espera que os participantes tenham agora uma visão mais clara do que é preciso para realizar um projeto auto-sustentável, o que, segundo ela, fundamenta-se inteiramente na comunidade.
O rotariano Robert Wubbena, da iniciativa Water for People e gerente do projeto Livingstonia, de Malauí, explicou que muitos projetos de recursos hídricos tornam-se inoperantes menos de cinco anos após seu início. Ele listou três elementos essenciais ao auto-sustento:
Fonte perene de água
Tecnologia adequada, como materiais e mão-de-obra locais
Participação ativa da comunidade
Várias sugestões foram levantadas durante os debates, inclusive a de que o Rotary deveria investigar as iniciativas já em andamento em determinados países e levá-las adiante.
“Alguns dos pontos fortes do Rotary são o acesso aos governos, às empresas e à boa vontade gerada pelo trabalho contra a pólio”, afirmou Daniele Lantagne, engenheira ambiental e especialista em recursos hídricos do CDC. “Vocês conseguem atrair recursos que ninguém mais consegue. Seria maravilhoso aproveitar esse manancial em projetos que beneficiassem um país inteiro.” A engenheira também salientou a importância do saneamento básico.
Ron Denham lembrou a todos que o presidente eleito do RI, Dong Kurn Lee, que fez pronunciamento ao fim do evento, pediu aos rotarianos que enfocassem a redução da mortalidade infantil no próximo ano rotário. Uma forma de fazer isso, segundo o ex-governador, é através de projetos de água e saneamento.
“Devemos sempre pensar em como o projeto de água irá ajudar a saúde”, ele explicou.

Sem comentários: