quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Contêineres da ShelterBox chegam a regiões devastadas em Mianmar




No dia 16 de maio, transcorridas quase duas semanas da devastação produzida pelo ciclone Nargis na região do delta em Mianmar, pousou no aeroporto de Yangon vôo proveniente do Reino Unido com 1.050 contêineres repletos de suprimentos para trabalhos de socorro.
O avião foi fretado pela ShelterBox, entidade que provê ajuda humanitária de emergência patrocinada por Rotary Clubs do mundo inteiro. ShelterBox foi uma das primeiras organizações autorizadas a entrar no país onde, em 3 de maio, um ciclone deixou mais de 134.000 pessoas mortas ou desaparecidas.
Viajaram a bordo do DC-10 dois voluntários norte-americanos que se uniram à equipe de quatro pessoas da ShelterBox proveniente do Reino Unido. Desde 8 de maio, o grupo já se encontrava em Yangun distribuindo a remessa inicial de 644 caixas com tendas, redes contra mosquitos, ferramentas, tabletes para purificação de água e outros itens essenciais. Os dois norte-americanos são Patrick Olson, do Rotary Club de Plymouth, Michigan, e David Eby, de Brentwood, Tennessee.
Em colaboração com as autoridades locais, a equipe transferiu os contêineres aos caminhões que os transportariam à região do delta do Irrawaddy, onde a necessidade de assistência era mais premente.
"Quinhentas caixas e 50 kits de purificação de água deverão ser distribuídos em Ngaputaw, Ilha de Haigyi, no sudoeste do delta, 250 caixas no delta do Labutta, e 250 na região de Bogale", disse em Yangun o líder da equipe, Ian Neal.
Neal, um bombeiro proveniente de Cornwall, disse que na semana passada sua equipe trabalhou em estreita colaboração com as autoridades locais para assegurar que os suprimentos chegassem sem demora à área afetada. A equipe da ShelterBox treinou pessoal especializado de Mianmar quanto ao uso do conteúdo das caixas providenciadas pela entidade e demonstrou como armar as tendas.

Sem comentários: