quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Paz é Possivel


O principal orador do evento, Robert F. Kennedy Jr., nomeado pela revista Time um dos "heróis do planeta", lembrou a todos que "precisamos proteger o meio ambiente se quisermos alcançar paz e justiça. Os sistemas de valores que unem a humanidade estão fundamentados na natureza".
Kennedy recebeu dois títulos de Companheiro Paul Harris, um para ele mesmo e outro para seu pai, o senador norte-americano Robert F. Kennedy, assassinado em 1968.
A conferência foi aberta ao público, o que atraiu centenas de residentes da região. "Abrimos as portas e convidamos toda a comunidade a participar", conta Jennifer Jones, anfitriã da conferência e governadora do Distrito 6400.
"O fato de que esta conferência está sendo realizada na mais longa fronteira aberta entre dois países é o maior testemunho de que a paz é possível", afirmou Wilkinson, que durante todo o fim de semana enfatizou que a paz mundial é o cerne dos programas educacionais e humanitários do Rotary.
"Essas são as questões que geram paz ou guerra", ele explicou. "Quando solucionamos esses problemas, estamos diretamente criando paz e estabilidade."
Mas os obstáculos para se alcançar a paz são muitos. "Dizemos que a paz é possível, mas devemos saber que não será alcançada facilmente", alertou o presidente honorário Allan Rock, ex-embaixador do Canadá nas Nações Unidas e líder do painel de discussões que contou também com a participação do embaixador da Jordânia nos EUA, Príncipe Zeid Ra’ad, e o ex-ministro de Relações Exteriores do Canadá, Lloyd Axworthy. Os três discutiram diversos fatores que ameaçam a paz, como a proliferação de armas nucleares, a instabilidade do Oriente Médio, terrorismo, aquecimento global, governos despreparados e os muitos problemas de ordem econômica, social e política que afetam os países da África.
A boa notícia é que o Rotary está fazendo a sua parte para preparar a próxima geração de líderes a lidar com tais desafios. Isto está sendo feito através das duas iniciativas da organização voltados à paz: os Centros Rotary de Estudos Internacionais e o Programa Rotary para Estudos sobre Paz e Conflitos. Na sessão liderada por Eddie Blender, presidente da iniciativa Doações Extraordinárias para os Centros Rotary, alguns ex-participantes falaram sobre sua experiência. "Não existe hoje no mundo nada como os Centros Rotary", afirmou Lee-Anne Mulholland, advogada de Belfast, Irlanda do Norte, que se formou no programa em 2006 pela University of California-Berkeley. Atualmente, ela trabalha com casos de violações de direitos humanos para uma firma de advocacia internacional.
O encerramento do fórum deu-se com celebração ecumênica seguida do pronunciamento de Kennedy. Quando os aplausos cessaram, Wilkinson disse: "Tive uma idéia: vamos levar o que ouvimos aqui para a convenção em Los Angeles e compartilhar esta mensagem com todos!".

Sem comentários: