quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Redução da mortalidade infantil é foco de sessão aberta


No dia 17 de junho, durante a sessão aberta organizada pelo Grupo Rotarianos em Ação pelo Desenvolvimento e População, os rotarianos aprenderam que há muitas formas simples de reduzir a mortalidade infantil e cuidar da saúde das mães, ênfases do presidente eleito Dong Kurn Lee.
O orador da sessão foi o Dr. Francisco Songane, diretor do programa Partnership for Maternal, Newborn, and Child Health (ou "parceria pela saúde das mães, recém nascidos e crianças") da OMS. Ele lembrou aos participantes que a redução da mortalidade infantil é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas onde menos se fez progresso.
O médico obstetra e ex-Ministro da Saúde de Moçambique foi acompanhado no painel de discussão pelo Dr. Robert Zinser, vice-presidente do Grupo Rotarianos em Ação, e pelo Dr. Ekkehard Pandel, presidente do grupo rotariano na Alemanha e diretor eleito para o ano de 2009-11.
Mais de 10 milhões de pessoas morrem todos os anos de causas que poderiam ser evitadas, e 530.000 mulheres morrem em virtude de complicações durante a gestação. “Não podemos resolver o problema das crianças se não cuidarmos da saúde das mães”, enfatizou Songane.
Embora a maioria das crianças com menos de cinco anos morram de pneumonia, diarréia, malária e sarampo, Songane explicou que a desnutrição também é um fator em cerca de 57% dos casos.
O Dr. Zinzer afirmou que parteiras bem-treinadas, testes de HIV e redes de proteção contra mosquitos são três itens fundamentais. O Dr. Pandel, médico pediatra, acrescentou o aleitamento materno. “É imprescindível que a mãe amamente o bebê nos primeiros dias. O ideal seria que amamentasse durante todo o primeiro ano de vida da criança, pois o leite materno ajuda a prevenir infecções e desnutrição.”
“Não tem mistério”, disse Songane. “Só precisamos agir.”
Para os rotarianos que quiserem se engajar em projetos nessa área, Songane ofereceu o seguinte conselho: “Onde quer que o clube ou distrito esteja, trabalhe em parceria com o governo local. Coopere em iniciativas que já existam.”

Sem comentários: