quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Rotary Clubs providenciam abrigo e assistência a sobreviventes em Mianmar


Quando Mianmar ainda tentava avaliar os danos causados pelo ciclone que atingiu o país no dia 3 de maio, uma equipe de 4 voluntários especialmente treinados chegava às regiões devastadas com mais de 800 contêineres da ShelterBox.
A organização, voltada a socorrer vítimas de catástrofes naturais e apoiada por Rotary Clubs de todo o mundo, foi uma das primeiras entidades a chegar à área atingida depois que a junta militar que governa o país autorizou a entrada dos grupos internacionais de assistência.
Segundo relatos das Nações Unidas, o número de desabrigados ultrapassa um milhão, e teme-se que mais de 100.000 hajam padecido na tragédia.
A equipe da ShelterBox coordenará seus esforços com grupos locais de modo a determinar onde os contêineres serão mais úteis. A primeira leva beneficiará mais de 10.000 sobreviventes. Cada contêiner inclui cabana, fogareiro, kit de purificação de água, cobertores, ferramentas e outros itens básicos para manter uma família de dez pessoas por seis meses.
Como não há Rotary Clubs em Mianmar, o envolvimento direto dos rotarianos será limitado. Mas Beth Palmer, diretora executiva da ShelterBox USA, afirma que o número de contribuições de rotarianos on-line e por telefone vem crescendo significativamente desde o incidente. Escritórios da organização na Alemanha, Austrália e Canadá observaram o mesmo.
Tom Henderson, sócio do Rotary Club de Helston-Lizard, na Inglaterra, e fundador da ShelterBox, anunciou que 224 contêineres saíram de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na terça-feira. Outras 220 caixas saíram de Melbourne, na Austrália, e 400 foram despachadas da sede da ShelterBox em Cornwall, na Inglaterra.
A organização ShelterBox foi originalmente um projeto do clube de Helston-Lizard realizado no ano 2000. A idéia rapidamente ganhou o apoio de Rotary Clubs do mundo inteiro e, até o presente momento, já arrecadou US$29 milhões, prestou assistência a mais de 40 países e socorreu vítimas de mais de 70 catástrofes. Cada contêiner custa US$1.000, e rotarianos absorvem cerca de metade desse custo.
Saiba como fazer doação à ShelterBox. Colaboração de Wayne Hearn.

Sem comentários: