domingo, 16 de novembro de 2008

Presidente do RI faz pronunciamento na ONU


Durante fórum organizado em Nova York no dia 25 de setembro pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, o presidente do RI, Dong Kurn Lee, elogiou a parceria de 20 anos entre as duas entidades na luta contra a pólio.
Diante de líderes civis e governamentais, D.K. Lee reafirmou o compromisso do Rotary em trabalhar lado a lado com a ONU pela erradicação da doença e criação de um mundo onde cada vez mais pessoas possam viver saudáveis e em paz.
"Hoje o mundo está mais próximo de eliminar a poliomielite e alcançar o quarto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio: a redução da mortalidade infantil", afirmou Lee. "Os laços que criamos permanecerão e darão frutos muito além da aniquilação de uma doença."
O presidente Lee e outros representantes do RI fizeram parte de um grupo que se reuniu por quatro dias em Nova York para avaliar o andamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio adotados por líderes mundiais em 2000. Líderes governamentais, representantes de ONGs e filantropos também fizeram parte da coalizão, que reiterou seu compromisso em reduzir a fome e a pobreza, e aprimorar as condições de saúde no mundo até 2015.
Outros oradores foram Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates, o diretor geral da Unesco, Kiochiro Matsuura, e a diretora geral da OMS, Margaret Chan.
"A pauta do Rotary enfoca todos os objetivos do milênio: saúde, fome, meio ambiente e educação", afirmou Sylvan Barnet, representante do RI nas Nações Unidas. "Este evento ajudou a promover o Rotary junto a líderes mundiais e governamentais."
O secretário geral do RI, Ed Futa, contou que a reunião à qual compareceu foi bastante intensa.
"O que mais me impressionou foi que todos -- de chefes de estado a CEOs -- reconhecem o Rotary International e o trabalho que fazemos", ele disse.
Outros eventos realizados durante a semana foram:
A Casa Branca, na figura da primeira-dama norte-americada Laura Bush, organizou um simpósio sobre alfabetização e leitura no dia 22 de setembro onde foram discutidos os resultados das seis conferências sobre o tema realizadas pela Unesco desde 2006. O vice-presidente do RI, Monty Audenart, participou do encontro.
No dia 23 foi realizado um debate sobre como financiar iniciativas de educação de modo a alcançar os objetivos do milênio. O representante do RI, Sylvan Barnet, informou o grupo sobre as recentes campanhas de imunização realizadas pelo Rotary e autoridades locais no Afeganistão.
Um fórum sobre soluções a longo prazo para a crise de alimentos foi organizado no dia 24. O secretário geral Ed Futa era um dos cem CEOs, líderes governamentais e diretores de fundações e agências da ONU presentes ao evento. Leia sobre o Dia do Rotary nas Nações Unidas (8 de novembro)

Sem comentários: