quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Interact Club integrado por jovens que recebem instrução em casa

Como funcionária de biblioteca pública em Norman, Oklahoma, EUA, Basha Hartley pôde observar o grande esforço e dedicação dos pais que tinham decidido não matricular seus filhos na escola e educá-los eles mesmos.
Mas ela também notou como essas crianças se sentiam isoladas dos colegas ao começar a freqüentar as escolas públicas do ensino médio.
"Esses excelentes jovens que, de certa forma, eram invisíveis para a comunidade, chamaram a minha atenção", disse Basha, que é sócia do Rotary Club de Norman. "A maioria das pessoas no meu clube não tinha idéia da existência desse grande grupo de jovens que não freqüentava a escola."
Depois de três anos de conversas com as famílias desses jovens, Basha conseguiu convencer um grupo de adolescentes a organizar, em agosto de 2007, o Interact Club de Norman Home School, que se reúne mensalmente na biblioteca pública sob a orientação de Basha e de Joe Gil, sócios do Rotary Club de Norman-Cross Timbers.
"São vários os motivos que levaram os pais a instruir seus filhos em casa”, diz Basha Hartley. "Eu achava que seria ótimo conectar esses jovens com o Rotary porque a juventude é de nosso maior interesse."
Reuniões e atividades
Além de sua reunião regular, o clube participa mensalmente de um projeto de prestação de serviços com o Interact Club de Norman High School, o que fortalece o relacionamento entre os dois grupos de estudantes.
Os dois Interact Clubs colaboraram na compra de presentes de Natal para filhos de criação de famílias da localidade, na prestação de serviços voluntários em um abrigo para animais, em uma caminhada para arrecadar fundos para combater a fome no mundo, e na distribuição de refeições a carentes.
Basha conta que os jovens que estudam em casa têm um horário mais flexível e gostam de prestar serviços voluntários, o que resulta em maior visibilidade na comunidade tanto para eles quanto para seus pais.
"Ser sócia do Interact fez com que meus amigos e eu quiséssemos estar mais envolvidos com assuntos sociais locais e com assistência à população carente", disse Becky Seewald, presidente do clube em 2007-08. "Através do Interact, sentimos que contribuímos mais ao nosso meio ambiente, fortalecemos o relacionamento com a comunidade e compartilhamos nossa visão do mundo."
Basha gostaria que esse clube servisse de modelo a outras comunidades. "Esses jovens têm tanto a oferecer; eles realmente crêem no ideal de "Dar de Si Antes de Pensar em Si", diz ela.

Sem comentários: