domingo, 15 de março de 2009

Subsídio Equivalente combate lepra na Índia

Phool Kumari (à direita), que sofre de lepra, em consulta com fisioterapeuta antes de passar por cirurgia do pé. Foto: gentileza do Rotary Club de Lucknow.


Graças a projeto de Subsídio Equivalente de US$21.000 entre os Rotary Clubs de Hague-Metropolitan, na Holanda; e Lucknow, na Índia, 106 doentes de lepra de Uttar Pradesh recuperam os movimentos de partes do corpo paralisadas pela lepra, como pálpebras, dedos, punhos e tornozelos.
As cirurgias corrigiram condições provocadas pela bactéria da lepra, que afeta especialmente pele, olhos, nervos e mucosa do aparelho respiratório superior.
Embora os nervos fibrosos de alguns pacientes tenham sido danificados em caráter permanente, os médicos conseguiram restaurar o movimento das partes afetadas conectando-as a tendões de músculos sadios.
Com 25 anos de idade Phool Kumari foi uma das beneficiadas. Ela havia perdido o movimento do pé direito, inclusive dos dedos, mas depois da cirurgia e fisioterapia sua situação melhorou consideravelmente.
Outro objetivo do projeto era desmistificar certas crenças sobre a lepra. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a lepra não é muito contagiosa. Metade dos 137.000 novos casos na Índia ocorridos em 2007 foram transmitidos por contato muito próximo e freqüente.
Apesar dos grandes benefícios do projeto, os rotarianos tiveram dificuldades em localizar pacientes. Para tal, eles contaram com a ajuda do departamento estadual da saúde, que identificou doentes que pudessem passar pela triagem patrocinada pelos rotarianos.
Divulgação
"Geralmente os leprosos vivem isolados", revelou o indiano Dev Chadha, sócio do clube holandês e coordenador do projeto. "Não foi fácil convencê-los a passar pela cirurgia. No começo não recebíamos a visita de muitos interessados, mas não demorou até que a notícia se espalhasse."
Rotarianos de Lucknow providenciaram o transporte dos doentes e forneceram cuidados pós-operatórios e refeições.
"Foi a primeira vez que eu vi o Rotary prestando um serviço tão abrangente para doentes de lepra", disse Arun K. Mishra, do comitê de planejamento do governo indiano. "Quero muito que o Rotary dê seqüência ao projeto."
Os rotarianos de Lucknow conseguiram a ajuda de 19 outros clubes e vários trabalhadores da área da saúde em 2004 para distribuir utensílios de cozinha com cabos isolantes e estojos com medicamentos a vítimas da lepra que tinham perdido irreversivelmente o sentido sensorial.

Sem comentários: