quinta-feira, 12 de março de 2009

Fundo memorial pelas vítimas de tiroteio

O Rotary Club de Clackamas, Oregon, EUA, e o Distrito 5100 (partes de Oregon e Washington, EUA) estabeleceram um fundo memorial pelas duas estudantes do programa Intercâmbio de Jovens que morreram em decorrência de um tiroteio em Portland, Oregon, no dia 24 de janeiro.
As duas vítimas, Ashley Lauren Wilks, 16, de Happy Valley, Oregon, EUA, e Martha Paz de Noboa, 17, de Arequipa, Peru, estavam em frente à boate onde tinham ido comemorar um aniversário com nove outros colegas de intercâmbio quando o acidente ocorreu. Mais cinco estudantes foram feridos, mas já receberam alta do hospital.
Investigadores do Departamento de Polícia de Portland descreveram o tiroteio como "um ato aleatório de violência" e declararam que aparentemente as vítimas não eram alvo nem haviam feito nada para provocar o autor do crime, um rapaz de 24 anos que acabou cometendo suicídio.
"Estamos profundamente tristes com esta tragédia e empenhados em dar assistência aos sobreviventes e suas famílias, bem como às famílias e aos amigos das estudantes que morreram", declarou em um comunicado o governador do Distrito 5111, Dennis J. Wickham. "Imediatamente após sermos notificados sobre o trágico acidente, colocamos em ação os procedimentos de emergência do Rotary."
O Distrito 5110 estabeleceu um fundo para ajudar a cobrir as despesas médicas e de viagem incorridas pelas vítimas, suas famílias e os anfitriões. As verbas remanescentes serão encaminhadas à Bolsa Educacional em Honra de Martha (Tika) Paz de Noboa.
O Rotary Club de Clackamas lançou um programa de bolsa de estudos na Clackamas High School, onde Ashley estudava. A Fundação do clube determinará os critérios de seleção tendo em mente os interesses e o entusiasmo de Ashley. Ela era excelente estudante e pretendia passar o último ano do escola secundária na França ou Espanha.
"Ashley era uma ótima pessoa, e tinha uma paixão muito grande pela área de estudos internacionais e de promoção da paz", afirmou Shirish Patel, ex-presidente do clube de Clackamas. "O nosso clube e a comunidade ficaram profundamente abalados com esta perda. Nossos corações estão com a família e os amigos de Ashley."
Scott Bieber, dirigente de proteção aos jovens do Distrito 5100, disse que a segurança e o bem-estar dos estudantes é sempre a mais alta prioridade, mas explica que o programa procura permitir que os participantes vivam como qualquer outro estudante de uma escola secundária nos Estados Unidos."
"Infelizmente, não podemos nos preparar para um acidente como este, nem preveni-lo", falou Bieber. "Estamos todos chocados e tristes, mas empenhados em oferecer às vítimas e a suas famílias o apoio que necessitem."
Centenas de rotarianos do mundo inteiro contataram os dirigentes distritais para expressar suas condolências e oferecer assistência. Além de prover ajuda monetária, os distritos formaram uma comissão de apoio em prol dos estudantes e suas famílias.
A coordenadora da comissão, Brandie Kajino, ex-estudante de intercâmbio do Rotary, disse que a dimensão da ajuda oferecida pelos rotarianos é inacreditável.
"Foi extremamente emocionante ver tantos sócios ofertando seu tempo e dinheiro", declarou Brandie, que é sócia do Rotary Club de East Portland. "Em tempos bons ou ruins, os rotarianos se unem. Agora mais do que nunca, precisamos nos mobilizar para ajudar esses jovens a se recuperar do trauma vivido nesta tragédia."
Brandie comentou que é uma triste ironia ver estudantes que visavam promover a paz serem vítimas de um crime violento. "É doloroso", ela disse. "Como ex-participante, sei a diferença que este programa faz. É uma oportunidade incrível, que transforma a vida dos jovens e os fortalece."
Contribuições ao fundo do Distrito 5100 podem ser enviadas a:
Portland Rotary Charitable Trust for Youth Exchange Attn: January 24 Fund 619 SW 11th Avenue, Suite 123 Portland, OR 97205, EUA
Contribuições à bolsa de estudos Ashley Wilks podem ser enviadas a:
The Clackamas Rotary Foundation c/o Thomas JosephPO Box 601 Clackamas, OR 97015, EUA

Sem comentários: