domingo, 8 de março de 2009

Bill Gates se reúne com governadores de distritos dos países endêmicos


Bill Gates se reuniu na quarta-feira com os governadores entrantes de distritos dos quatro países onde a pólio persiste — Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão — para incentivá-los a continuar seus esforços de erradicação da doença.
O encontro foi realizado pouco antes da quinta sessão plenária da assembléia, na qual Gates anunciou a nova doação de US$255 milhões da Fundação Bill Gates à Fundação Rotária para a campanha de combate à pólio. Aceitando a condição estabelecida pela entidade doadora, o Rotary deverá angariar US$100 milhões em fundos de equiparação nos próximos três anos.
"Gates falou a respeito de uma viagem que fez à Índia em novembro, na qual ficou impressionado com tudo o que os rotarianos e o governo daquele país têm feito para eliminar a pólio", afirmou Deepak Purohit do Distrito 3131 (parte de Maharashtra, Índia). Ele disse que o nosso trabalho será instrumental para que os últimos desafios sejam superados.
Robert S. Scott, presidente da Comissão Internacional Pólio Plus, apresentou aos governadores eleitos os dados mais recentes sobre o status da pólio em todo o mundo, enfatizando que embora haja boas notícias, há também enormes obstáculos que precisam ser vencidos. Ele chamou atenção ao fato de que a pólio do tipo 2 foi aniquilada em 1999 através da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, mas que, por outro lado, a epidemia verificada no norte da Nigéria foi um dos problemas mais sérios ocorridos este ano.
Purohit, cirurgião ortopedista, disse que sua clínica realiza cirurgias corretivas em vítimas da pólio em mais de seis países. Ele confessou que o encontro com Bill Gates renovou sua motivação para promover a campanha Elimine a Pólio Agora durante seu mandato como governador de distrito. "Foi fantástico. Ele foi a maior surpresa desta assembléia."
Atmaram Gawande, governador eleito do Distrito 6690 (Ohio, EUA), falou que o compromisso pessoal de Bill Gates, a viagem que ele fez para a Índia e seu comparecimento à assembléia aumentaram a credibilidade do Rotary no mundo inteiro. "Esta é a primeira vez que uma divulgação desta magnitude é feita na assembléia."

Sem comentários: