quarta-feira, 11 de março de 2009

A importância dos voluntários


Duas rotarianas que ajudaram a melhorar as condições de vida de crianças da Índia e Afeganistão lembraram aos cônjuges de governadores entrantes, durante a assembléia internacional, que voluntários podem fazer a diferença no mundo por meio de conexões com o Rotary.
Deepa Willingham, do Rotary Club de Santa Ynez Valley, Califórnia, EUA, pediu à audiência para não ignorar a existência da pobreza extrema, e comentou sobre seu trabalho com a PACE Universal, que dá assistência a meninas carentes em Kolkata, Índia, e outras regiões do mundo (Willingham fará também um discurso na Convenção do RI).
Fary Moini, do Rotary Club de La Jolla Golden Triangle, Califórnia, que ajudou a fundar uma escola para crianças refugiadas no Afeganistão, disse que enviar dinheiro, alimentos e medicamentos não é suficiente. "Precisamos estar fisicamente no lugar", acrescentou.
Estes discursos foram feitos no dia 23 de janeiro em San Diego, Califórnia, durante as sessões plenárias do programa para os cônjuges dos governadores de distrito entrantes.
No início da semana, os cônjuges fizeram uma apresentação cultural mostrando vestuário e costumes de seus países, e nos dias seguintes montaram kits de aprendizado para crianças de jardim de infância de bairros carentes de San Diego.
Durante sua apresentação, Willingham lembrou os presentes sobre o sofrimento da população mais pobre. "Temos que nos conscientizar de que eles não possuem esperança em seu coração, não podem escolher seu destino, nem têm capacidade para determinar seu futuro." Ela prosseguiu contando como descobriu um novo significado para sua vida ao assistir um programa sobre as crianças vítimas de guerra no Afeganistão. Após visitar os campos de refugiados no Paquistão, ela teve a idéia de montar uma escola para as crianças, que conta hoje com 3.500 estudantes entre 1 e 12 anos.
"Sou extremamente grata ao Rotary, pois ele me deu a chance de ser uma voluntária que faz a diferença", declarou.

Sem comentários: