domingo, 31 de maio de 2009

Rotary forma nova aliança para projetos hídricos e de saneamento


Sara Lucena, sócia do Rotary Club de Puerto Plata Isabel de Torres, na República Dominicana, instala filtro de água em uma casa em Aguas Negras. Rotary Images/Alyce Henson
O Rotary International e a Agência Norte-Americana para Desenvolvimento Internacional (USAID) lançaram a aliança Colaboração Internacional H2O com o objetivo de implementar projetos de recursos hídricos, saneamento e higiene em países em desenvolvimento.
A Colaboração Internacional H2O foi formalmente anunciada em 18 de março durante o fórum mundial de recursos hídricos realizado em Istambul, coincidindo com o Dia Mundial da Água, 22 de março.
Com enfoque na África, Ásia e América Latina, o esforço começará em 2009-10 em Gana, Filipinas e República Dominicana, envolvendo Rotary Clubs e missões da agência. Após a fase inicial, a aliança avaliará o trabalho desenvolvido e determinará se o programa será expandido a outros países.
O Rotary International e a USAID dividirão o financiamento do projeto, distribuindo os fundos de maneira independente e mantendo seus próprios orçamentos, controles de despesas e mecanismos de elaboração de relatórios. Ambas as instituições irão prover auxílio técnico e mão-de-obra. Rotary Clubs e distritos poderão solicitar Subsídios Saúde, Fome e Humanidade (3-H) para as atividades.
"Queremos que estes projetos sejam exemplos a ser seguidos no futuro por parceiros estratégicos e levem ao aumento da compreensão, boa vontade e paz mundiais", comentou o ex-presidente do RI William B. Boyd, presidente da comissão executiva da Colaboração Internacional H2O. Ele salientou a necessidade de o Rotary enfrentar os desafios da atualidade, citando o Plano Visão de Futuro e as parcerias estratégicas como meios de fortalecer a prestação de serviços da organização.
A USAID é uma agência governamental que provê assistência econômica, técnica e humanitária às metas da política exterior dos EUA. O modelo que ela adota, e chama de Aliança para o Desenvolvimento Global, promove parcerias entre órgãos públicos e ONGs, fundações e corporações.
"Por meio desta colaboração, a dedicação de centenas de milhares de rotarianos será aliada à experiência técnica da USAID em prol de projetos auto-sustentáveis de recursos hídricos e saneamento que visam atender às populações mais carentes do planeta", disse Alonzo Fulgham, administrador da USAID.
Prazos finais
Rotary Clubs e distritos devem submeter suas propostas de subsídios até 30 de junho. Os pedidos finais devem ser encaminhados até 15 de agosto. Os projetos aprovados receberão a verba que lhes cabe em abril de 2010. A Fundação pretende alocar US$500.000 a projetos em cada país de enfoque por meio de subsídios 3-H durante o ano rotário de 2009-10.
Para mais informações
Leia mais sobre a colaboração
Faça o download da folha de dados (em inglês)
Leia mais sobre o compromisso contínuo do Rotary com o fornecimento de água salubre (em inglês)

Sem comentários: