domingo, 7 de junho de 2009

Projeto no Suriname leva água limpa a 10.000 pessoas


Crianças surinamesas brincam em uma torneira, parte do sistema de fornecimento de água instalado por rotarianos. Foto cedida pelo Rotary Club de Paramaribo
A pequena nação sul-americana do Suriname pode ter apenas três Rotary Clubs mas o impacto que eles causaram com seus projetos hídricos é enorme.
Práticas ilegais de mineração haviam causado a contaminação por mercúrio de diversos rios locais afetando a vida de milhares de habitantes.
Com foco nas comunidades indígenas de Kajapatie e Abenaston, o Rotary Club de Paramaribo juntou-se a clubes na Alemanha, Holanda e Estados Unidos em um projeto de US$73.000 para implementar um novo sistema de fornecimento de água salubre por meio de energia solar. Com a verba disponível os rotarianos compraram tanques, filtros, bombas de água e outros equipamentos. O clube recebeu um Subsídio Equivalente da Fundação Rotária e recorreu à Georg Gischer Bicentenary Foundation, Alcoa Foundation e Canada Fund para mais apoio financeiro.
Os sócios do clube de Paramaribo implementaram sete projetos hídricos nos últimos anos a um custo total de US$350.000 para proporcionar água potável a aproximadamente 10.000 pessoas. Outros projetos atenderam a comunidades como a do povo Maroon, descendente de escravos fugitivos do século XVIII.
"Esses projetos tiveram sucesso porque contamos com a participação da população local. Nada foi feito sem o consentimento dos idosos das aldeias", conta Anton Brandon, sócio do clube de Paramaribo e um dos principais organizadores dos projetos.
Os clubes também enfatizaram o envolvimento da comunidade para assegurar a auto-sustentabilidade do projeto. Os habitantes ajudaram a instalar a tubulação subterrânea e foram treinados para fazer a manutenção do sistema, salientou Brandon.
Para mais informações:
Leia sobre a nova aliança do Rotary e da USAID para implementação de projetos hídricos e de saneamento
Leia sobre o envolvimento do Rotary em outros projetos hídricos

Sem comentários: