domingo, 31 de maio de 2009

Rotarianos revitalizam os esforços de combate à pólio na Nigéria


Presidente da comissão Pólio Plus da Nigéria, Busuyi Onabolu (segundo a partir da esquerda), e o presidente da subcomissão Pólio Plus do Distrito 9120 Godwin Atiah (à esquerda) com autoridades da área de saúde em Kano durante a cerimônia de lançamento dos Dias de Imunização Plus. Rotary Images/Joseph Lorenzo
Rotarianos na Nigéria têm desempenhando um papel crucial na batalha de seu país contra a poliomielite, ajudando inclusive a convencer as famílias a deixar seus filhos serem vacinados.
Durante os Dias de Imunização Plus, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, uma comunidade no estado de Nasarawa recusou-se a permitir o acesso das equipes de imunização porque um depósito local de lixo não estava sendo limpo.
"Para que as crianças pudessem ser imunizadas, prometi limpar o depósito pessoalmente", conta Chuks Anthony Anyigbo, sócio do Rotary Club de Lafia City. "Fiz uma parceria com o conselho de desenvolvimento urbano do estado e eles me emprestaram um caminhão e alguns funcionários. Arquei com as despesas e convoquei alguns rotarianos e jovens para ajudar a limpar o local."
Quando as famílias de um grupo de assentamentos no estado de Katsina se opuseram a permitir o acesso das equipes de imunização, os rotarianos da região imediatamente propuseram um diálogo com a comunidade. Os residentes disseram que não deixariam seus filhos receberem a vacina oral antipólio porque suas necessidades básicas -- atendimento médico, água potável e educação -- não estavam sendo atendidas. Agentes do governo local negociaram as questões pendentes e conseguiram que 120 crianças fossem vacinadas com consentimento de suas famílias.
No estado de Anambra, o Rotary Club de Awka usou a estação de rádio estadual e um sistema de alto-falantes para pedir às mães que trouxessem seus filhos aos postos de saúde. Durante os Dias de Imunização Plus todas as crianças da região foram vacinadas.
"As mães estavam ansiosas por ver seus filhos imunizados", diz o sócio do clube de Awka Chika Ekwueme. "Inúmeras crianças foram vacinadas em escolas e igrejas."
Rotarianos no estado de Enugu ajudaram a monitorar os Dias de Imunização Plus e ofereceram sabonetes e material escolar como brinde às crianças. Eles também alugaram veículos para transporte das equipes de vacinação e forneceram lanche, água e refrigerante.
Segundo o presidente da comissão Pólio Plus da Nigéria, Busuyi Onabolu, um dos problemas encontrados na Nigéria é que ninguém estava disposto a assumir responsabilidade. Ele afirma que os "desafios de ordem operacional ameaçavam a qualidade das campanhas de vacinação", e que o compromisso do governo estadual e local com os esforços de imunização garantiram enorme progresso em várias áreas.
O governo estadual de Jigawa, por exemplo, fortaleceu a supervisão dos esforços de imunização colocando um supervisor sênior em cada um dos 288 postos de vacinação do estado. Cada uma dessas pessoas é responsável por irregularidades detectadas em seu posto. Como resultado, a força dos esforços de erradicação da pólio está crescendo em Jigawa. Além disso, equipes especiais foram criadas para levar a vacina às escolas em Quranic.
A Nigéria é um dos oito países da região ocidental da África que estão participando dos Dias Regionais de Imunização, durante os quais pretende-se vacinar 53 milhões de crianças. A primeira fase foi realizada de 27 de fevereiro a 2 de março e a segunda deverá ser de 27 a 30 de março. Mais de 162 funcionários da área de saúde e voluntários estão trabalhando em escolas e clínicas, além de ir de casa em casa.
"O plano é alcançar cada criança, das regiões mais remotas às mais populosas", afirma a porta-voz do Unicef Miranda Eeles. "A campanha visa obter ampla cobertura de imunização de maneira a interromper a disseminação do vírus selvagem da pólio."
Para mais informações:
Assista um vídeo sobre como erradicar a pólio
Saiba mais sobre a pólio
Recursos para erradicar a pólio

Sem comentários: