sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Novo país rotário


Sócios do primeiro Rotary Club do arquipélago de Kiribati passaram uma semana comemorando sua fundação em agosto.
No dia 11 de agosto, o secretário geral do RI, Ed Futa, aprovou, em nome do conselho diretor do RI, a fundação do Rotary Club de Kiritimati, localizado nas Ilhas da Linha, na República de Kiribati, adicionando desta forma mais um país às mais de 200 nações e áreas geográficas que compõem o mapa do Rotary.
"O Rotary terá impacto positivo na vida dos residentes de Kiritimati (antiga Ilha Christmas)", declarou a presidente do clube Ruta Uatioa. "O Rotary é sinônimo de liderança, algo que queremos adotar aqui."
Em 23 de agosto, o clube composto de 35 sócios realizou sua primeira reunião oficial, que marcou o início de uma semana comemorativa e contou com a presença de convidados rotarianos do Distrito 9920 e dos Estados Unidos. Como parte do programa, sócios do clube de Kiritimati visitaram escolas e hospitais com vistas à implementação de projetos.
Participaram das atividades sócios do Rotary Club de Commerce City, Colorado, EUA, os quais lideraram múltiplos projetos de Serviços à Comunidade Mundial (SCM) em Kiritimati e foram essenciais à introdução do Rotary na região.
George Maybee, sócio do clube de Commerce City, passou inúmeras férias com a esposa Sharon em Kiritimati. Durante uma viagem em 2006, ele decidiu que seu clube deveria ajudar as pessoas da localidade.
Um ano mais tarde, o clube lançou um projeto de SCM, dividido em diversas fases, que visava aprimorar a assistência médica e a qualidade da água, bem como oferecer oportunidades educacionais.
O clube então reuniu forças com o ex-governador do Distrito 9220, Warwick Pleass, que estava colaborando com o RI para fundar um clube em Kiribati. Maybee e sócios do Rotary Club de Suva East, em Fiji, viajaram várias vezes a Kiritimati para ajudar um clube provisório.
Arquipélago
Kiribati consiste de 33 ilhas distribuídas em quase 4.000 quilômetros no Oceano Pacífico, e possui 105.000 habitantes. Os três principais grupos de ilhas incluem as Ilhas Gilbert, Ilhas Phoenix e Ilhas da Linha.
Em 1995, Kiribati atraiu atenção internacional ao solicitar a mudança da Linha Internacional da Data, que dividia a nação em dois fusos horários. Todo o país agora fica ao oeste da linha, com exceção de ilhas mais remotas situadas ao leste.
Grande parte da renda de Kiribati provém do exterior, inclusive por meio de emissão de permissão para pesca, turismo e assistência financeira ao desenvolvimento.
"Nosso povo está acostumado a receber ajuda ao invés de oferecê-la", afirmou Uatioa. "Com nosso primeiro Rotary Club, os sócios terão a chance de prestar assistência."
Os projetos potenciais do clube de Kiritimati incluem melhoria da clínica do povoado de Banaba, construção de latrinas para seis escolas, distribuição de dicionários doados pelo Rotary Club de Brighton Early, no Colorado, bem como fornecimento de escovas e pasta de dente.
"O futuro é promissor. O Rotary pode contar com o sucesso do clube de Kiritimati, assim como com um clube adicional em Kiribati", disse Maybee. "Mal posso esperar para ver a bandeira de Kiribati na Convenção do RI em Birmingham."

Sem comentários: