terça-feira, 16 de setembro de 2008

Falece Ex-Presidente do RI William Skelton


William E. Skelton, que presidiu o RI em 1983-84, faleceu em 30 de agosto aos 89 anos.
Ex-reitor e diretor de programas 4-H da universidade Virginia Tech, Skelton sofria de câncer há um ano.
"Realmente nunca conheci outra pessoa que exemplificou o lema rotário Dar de Si Antes de Pensar em Si mais intensamente que Bill Skelton", disse Douglas McAlister, ex-governador do Distrito 7570 (Virgínia). "Ele possuía grande vitalidade, imaginação e enorme tenacidade, como jamais vi e provavelmente nem tornarei a ver."
Bill Skelton associou-se ao Rotary Club de Christiansburg-Blacksburg, Virgínia, EUA, em 1955. Além de presidir o RI exerceu vários outros cargos na organização, entre eles, governador de distrito; facilitador de grupo de discussão em assembléia internacional; membro e presidente de comissão; diretor e vice-presidente. Serviu, também, como membro e presidente do conselho de curadores da Fundação Rotária.
Foi homenageado pelo RI com o Prêmio Dar de Si Antes de Pensar em Si, com a Menção da Fundação Rotária por Serviços Meritórios e com o Prêmio da Fundação Rotária por Serviços Eminentes. Além disso, por extraordinária atuação junto ao programa Pólio Plus fez jus ao Prêmio Pioneiro Pólio Plus.
"Ele era um exemplo no distrito, todos o admiravam e consultavam", disse Jim Johnson, secretário do Rotary Club de Blacksburg.
Um legado
A esposa de Jim Johnson, Janet, sócia do clube de Christiansburg-Blacksburg, disse que um dos muitos legados de Skelton foi a bolsa internacional Rotary, que levava seu nome, para estudantes de intercâmbio.
"Graças a ele patrocinamos três dessas bolsas por ano", disse ela. "O interesse e a dedicação à juventude e à boa vontade internacional são também parte de seu legado."
O lema do RI no ano da presidência de Skelton, Compartilhemos o Rotary — Sirvamos Nossos Semelhantes, motivou os rotarianos a dedicar-se ao desenvolvimento do quadro social, ao fortalecimento dos serviços comunitários e profissionais, e à promoção das relações internacionais como meio de alcançar as metas humanitárias do Rotary e, assim, fazer a diferença no mundo.
Após aposentar-se da Virginia Tech em 1979, serviu como reitor emérito, presidente da associação de ex-alunos e membro da diretoria da associação atlética dessa instituição de ensino superior.
Em 1983, a universidade o homenageou com o prêmio Alumni Distinguished Service Award e com a Medalha Ruffner, a mais prestigiosa comenda da escola.
Ele deixa saudosos esposa, um filho (John K. Skelton) e uma filha (Jean S. Montague).

Sem comentários: