segunda-feira, 6 de abril de 2009

Comissão para a África


Menina em refeitório de Niamey, Níger. A comissão do RI de ajuda à África foi formada para promover colaboração, projetos e o desenvolvimento do quadro social do Rotary no continente. Rotary Images/Alyce Henson
Quatro países africanos receberão 20 incubadoras compradas por rotarianos da Índia para o projeto de ajuda à África.
Rotarianos e clubes locais arrecadaram fundos para sanar custos portuários e de transporte das incubadoras para a Etiópia, Nigéria, Tanzânia e Uganda até 30 de junho.
A comissão do RI de ajuda à África foi formada para promover a colaboração, aumentar o número de projetos e de rotarianos no continente.
"A África sempre apresentou inúmeros desafios, com necessidades que superam em muito os recursos existentes", disse o ex-diretor do RI Örsçelik Balkan, membro da comissão ad hoc que está supervisionando a iniciativa. "O objetivo da comissão de ajuda à África é dar diretrizes e recursos aos clubes e distritos para que possam empreender projetos excelentes de prestação de serviços. Além de auxiliar na diminuição da mortalidade infantil, projetos como este das incubadoras expõem os rotarianos da região ao trabalho em equipe."
Criada pela comissão consultiva do ex-presidente Wilfrid J. Wilkinson, a comissão ad hoc consiste de quatro subcomissões regionais que abrangem o leste, oeste, sul e norte do continente africano, e de outra subcomissão composta de rotarianos de diferentes partes do mundo que já participaram de iniciativas na África.
As subcomissões regionais identificam as necessidades de suas áreas, ao passo que a última comissão supracitada consegue recursos entre Rotary Clubs e organizações locais e internacionais.
O enfoque da comissão de ajuda à África será em projetos de saúde, alfabetização e educação, recursos hídricos, capacitação econômica, bem-estar da criança e apoio ao deficiente.
Balkan diz que o aumento do quadro social na África é essencial ao sucesso duradouro da iniciativa. A comissão está fazendo o possível para ajudar os clubes e distritos africanos a alcançar as metas do presidente do RI D. K. Lee, de aumento real de 10% do quadro social e fundação de pelo menos dois novos clubes por distrito.
Isto também pode aumentar a participação dos clubes africanos nos programas de Bolsas Educacionais e Bolsas Rotary pela Paz Mundial.
"Esta comissão, mesmo sendo uma das maiores do RI, tem bastante flexibilidade, experiência e capacidade de assistir aos clubes e distritos a empreender projetos", declarou Balkan. "Incentivamos todos a ser mais atuantes e usar esta comissão, que é uma ferramenta para a realização de excelentes projetos na África. O Rotary tem agora uma grande oportunidade de Realizar os Sonhos para os povos africanos."
Saiba mais sobre a comissão de ajuda à África

Sem comentários: