segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ênfases contribuem ao sucesso do Rotary


Para se manter relevante no século 21, o Rotary deverá empenhar-se para aprimorar o acesso à água potável, combater a fome e promover a alfabetização.
O presidente eleito do RI John Kenny apresentou o desafio aos governadores na segunda-feira, ao mesmo tempo em que revelou as ênfases presidenciais para 2009-10 e declarou que o O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos.
Kenny disse que enquanto os clubes são a espinha dorsal do Rotary, as ênfases ajudam a direcionar os esforços, incentivando os clubes a voltar seus trabalhos a áreas consideradas prioritárias pela organização.
"Buscamos também a continuidade na prestação de serviços, para que possamos prosseguir de sucesso a sucesso", declarou Kenny. "Em 2009-10 pedirei aos rotarianos que aprendam cada vez mais com as experiências vividas e os projetos bem-sucedidos. Solicito a todos vocês que continuem a trabalhar pelo bem-estar não só das crianças, mas de pessoas e famílias no mundo inteiro."
Acesso a água potável
Kenny explicou que os recursos hídricos são sua primeira ênfase porque "esta é uma necessidade de todo homem, mulher e criança. Presumo que poderíamos viver sem petróleo, mas nenhum de nós consegue sobreviver sem água".
O presidente eleito, que tem contribuído a projetos hídricos nos últimos 20 anos, enfatizou que estes devem envolver saneamento, "'já que sem saneamento adequado, o nosso trabalho será em vão".
Saúde e combate à fome Kenny declarou que a saúde e o combate à fome englobam muitos dos serviços prestados pelo Rotary. Os rotarianos que atuam nessas duas áreas contribuem também ao estabelecimento da paz.
“Como pode haver paz no mundo, quando tantas pessoas vão dormir com o estômago vazio?” Kenny perguntou aos governadores entrantes reunidos na assembléia internacional, em San Diego, na Califórnia, EUA.
AlfabetizaçãoA alfabetização completa as ênfases de Kenny. "Nas palavras de Nelson Mandela, nenhum país pode obter êxito se os líderes do futuro não tiverem acesso a educação", afirmou o presidente eleito.
“Se o Rotary irá prosperar, se os nossos serviços terão valor para muitos em todo o mundo, se a organização continuará a ser vista com respeito, depende de vocês", explicou Kenny. “O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos.”
Timothy Buckley, governador eleito do Distrito 5870 (Texas, EUA), declarou que as ênfases oferecerão à nova turma de governadores a direção a ser seguida. “Precisamos fortalecer o Rotary para que possamos continuar a prestar assistência”.

Sem comentários: